Padre Júlio Chevalier

Um coração missionário

       Padre católico francês e fundador dos Missionários do Sagrado Coração, Júlio Chevalier nasceu no dia 15 de Março de 1824 na França. Filho de uma família católica muito simples e devota, sua vocação ao sacerdócio o levou ao seminário aos 17 anos de idade.

        Sempre foi convicto de que fora chamado a compartilhar a missão de fazer com que o mundo conhecesse o amor de Deus.

        A história dos Missionários do Sagrado Coração se inicia quando ele sente em seu coração o desejo de fundar um grupo de religiosos que dedicassem suas vidas a divulgar o Sagrado Coração de Jesus.

       Aos 30 anos decidiu, então, fazer uma novena a Nossa Senhora, com a intenção de que Ela mostrasse se era ou não da vontade de Deus que sua ideia de fundar uma nova congregação fosse adiante. Se fosse atendido, além da fundação, daria a Maria um novo título, honrando-a de maneira particular. A novena encerrou-se em 8 de dezembro de 1854, coincidindo com a Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição.

         Neste dia, após a missa, o Padre Júlio Chevalier recebeu a visita de um senhor que lhe informou que um doador anônimo desejava fazer uma doação para a criação de uma obra missionária. Júlio interpretou isto como um sinal de Deus, considerando aquela data como sendo o início dos Missionários do Sagrado Coração. A nova congregação nascida do Coração de Cristo e do Carisma de Chevalier vai levar adiante o seu lema: “Amado seja por toda Parte o Sagrado Coração de Jesus”.

         Passado alguns anos e cumprindo sua promessa inicial da novena, ele dá à Maria o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

         Padre Júlio Chevalier fundou também a congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, com o mesmo carisma missionário e a mesma base espiritual que os MSC. Além disso, várias outras congregações tiveram nele sua inspiração. Sem contar uma grande quantidade de leigos que fazem parte de sua família espiritual reunidos nas Fraternidades Leigas.

          Hoje, os Missionários do Sagrado Coração trabalham nos cinco continentes, em mais de 50 países e nas mais diferentes frentes de ação missionária: colégios, santuários, paróquias, missões além-fronteiras, meios de comunicação e obras sociais.

           No dia 21 de outubro de 1907, Padre Júlio Chevalier entrega sua alma a Deus. Sua missão, no entanto, segue adiante com o seu legado espiritual onde seus filhos e filhas buscam ser no mundo um sinal do amor do Coração de Cristo.

           O nosso Colégio, que leva seu nome, têm muito orgulho de fazer parte desta obra missionária.

Agende uma visita para conhecer!