História do Colégio
- 1912 – Imigrantes italianos, funcionários da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, ergueram uma capelinha na Vila Industrial, aqui em Campinas – SP.
- 1913 – Com a chegada dos Missionários do Sagrado Coração à Campinas – SP, a Capelinha passou a integrar a área da Paróquia São José, tendo São Roque como padroeiro. Assim, começou a funcionar nos dias de semana como escola primária e jardim de infância, enquanto aos sábados e domingos servia aos cultos religiosos. Daí, seu nome mais antigo: Escola da Capelinha de São Roque.
- 1918 – A instituição recebia autorização oficial para funcionar como escola.
- 1945 – Por decisão de uma Assembleia Geral, o Círculo Operário Campineiro doou a Escola da Capelinha de São Roque à Paróquia São José, passando então a dominar-se ‘Escola Paroquial São José’. Padre Guilherme Ari, visionário convencido da importância e necessidade do apostolado educacional, fundou o ‘Instituto São José de Educação e Instrução’, que funcionava num modesto prédio. A partir de então, não parou mais de crescer.
- 1996 – Padre Henrique Baptista Roberto inaugurava o novo prédio, batizando-o com o nome do fundador da Congregação do MSC, Padre Júlio Chevalier. Nasce assim o nome ‘Colégio Padre Júlio Chevalier’.
- Com este passado de importância educacional, temos hoje uma arrojada e completa construção de 6.000 m², no mesmo local da primeira capelinha, mas com espírito de modernidade.
Missão, Visão e Valores
- MISSÃO: Educar corações novos para um mundo novo.
- VISÃO: Ser referência como instituição educacional, sendo reconhecida pela sua tradição, qualidade e formação de pessoas que valorizem a cultura e que coloquem em prática os princípios de valores.
- VALORES: Respeito, solidariedade, ética e religiosidade.