Projeto Pedagógico

O Colégio Padre Júlio Chevalier foi criado sob a luz da filosofia cristã e o carisma da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração – MSC: Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus.

PRINCÍPIOS, FINALIDADES E OBJETIVOS

O Colégio tem como princípios fundamentais:

• Uma educação inserida na realidade social e na realidade do estudante;

• Uma perspectiva interdisciplinar, inerente à prática participativa, voltada para o projeto transdisciplinar da escola;

• O respeito mútuo e a solidariedade que norteiam o trabalho da comunidade escolar, preservando a identidade católica na mensagem ecumênica, fundamentada na filosofia da congregação;

• Tem como proposta formar uma comunidade educativa constituída por professores, pais, alunos e funcionários, despertando o espírito crítico como agentes de transformação da sociedade, revendo constantemente conteúdos, métodos e práticas educativas.

FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

O Colégio Padre Júlio Chevalier tem como objetivo desenvolver diferentes habilidades, promovendo o aprender de forma contínua, dentro de um processo criativo, transformador, socializador e científico, respeitando valores éticos universais como a solidariedade, a dignidade humana e a cidadania.
     Por meio do trabalho interativo, professores e alunos buscam descobrir novos caminhos para atingirem um saber significativo que os levem à autonomia, ao senso crítico e à ética.
      O Colégio interagindo com os novos tempos e numa perspectiva futura, se insere no mundo onde a prática social e o trabalho são referencias para a difusão do conhecimento e da cultura. Desta forma busca contribuir para a formação integral do aluno, que é construtor de sua história e transformador da sociedade.
       A proposta pedagógica está apoiada em pressupostos sociointeracionistas, concepção que entende o aprendizado como processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes e valores a partir de seu contato com a realidade. O conhecimento construído a partir da interação do aluno com o meio sociocultural é transferido e aplicado na vida cotidiana, desta forma o saber significativo se torna presente na prática escolar.
      Em cada curso os professores procuram estar atentos às necessidades de cada faixa etária, buscando estratégias que favoreçam o despertar para novas descobertas. A proposta pedagógica objetiva o crescimento gradativo dos alunos respeitando aspectos cognitivos, emocionais e culturais. Favorecer o desenvolvimento da multiplicidade da inteligência é preocupação de todos os professores envolvidos com o projeto educativo.
       Nosso ensino busca aproximar a teoria ao cotidiano, através de atividades que desenvolvam o senso crítico, a imaginação, o raciocínio e a capacidade de expressão.

Agende uma visita para conhecer!