Brincar com seu filho pode parecer apenas um hobby, mas é muito mais! Promover a atividade física na infância é muito importante para um crescimento saudável. Quando feito corretamente, levando em consideração a distância que a criança está enfrentando, essas atividades físicas estimulam o desenvolvimento do cérebro, a coordenação do movimento, a socialização e até a prevenção de doenças.
Incentivar as crianças a serem fisicamente ativas é apenas o primeiro passo. Os pais devem lembrar que as crianças precisam experimentar atividades diferentes e variadas.
As atividades físicas vão garantir aos pequenos uma base de proteção contra lesões precoces, ajudarão no desenvolvimento motor, no controle de peso e ainda aumentarão as chances de ter um futuro mais ativo. Também poderão aumentar o compromisso com a atividade física regular na idade adulta.

Por que se exercitar quando criança?
Os benefícios do exercício na infância superam, em muito, o que já é conhecido na idade adulta. Começar a atividade física ainda jovem ajuda a desenvolver muitas habilidades que se tornarão ainda mais importantes à medida que a criança amadurece.
Incentivar bons hábitos
Ter uma alimentação saudável, beber bastante água, dormir bem e praticar exercícios são hábitos que ajudam a prevenir doenças e ter uma melhor qualidade de vida. Na fase adulta, a mudança de hábitos diários é mais difícil e a probabilidade de rejeição é maior.
Consequentemente, quanto mais cedo esses hábitos se tornarem parte da rotina, mais fácil será mantê-los. Incentivar as crianças a serem fisicamente ativas pode ser um ponto de partida para ensiná-las a importância de um estilo de vida saudável.
Melhora a concentração
O exercício tem um efeito positivo na função cerebral. Auxilia a produzir novos neurônios para fornecer nutrientes e oxigênio aos órgãos e no aprendizado da memória. Tudo isso contribui para uma melhor capacidade de concentração.
Se seu filho tem dificuldades de aprendizagem na escola, é ansioso e se distrai com facilidade durante as tarefas, praticar atividades físicas pode ajudá-lo a melhorar esses problemas.
Melhora a coordenação motora
Não importa a prática que você escolher, o exercício físico ajudará muito no desenvolvimento da coordenação dos movimentos. Apesar de crianças saudáveis desenvolvê-la naturalmente, é importante estimular a coordenação para que possam desenvolver todo o seu potencial de movimento e ter maior controle sobre seus corpos.
Melhora a postura
A postura incorreta causa doenças ortopédicas que podem afetar as costas e pescoço, por exemplo, além de favorecer frequentes episódios de cefaleia. O exercício é um bom aliado para melhorar a postura, porque fortalece os ossos e os músculos que sustentam o corpo.
Promove a socialização
Crianças tímidas podem se beneficiar muito dos exercícios físicos. Durante os esportes, por exemplo, os jovens socializam, conversam com colegas, aprendem sobre esportes e fazem novos amigos. Consequentemente, praticar esportes é uma ótima maneira de as crianças compreenderem os conceitos de sociedade e aprenderem a convivência com outras pessoas.

Conclusão:
O exercício, ou qualquer outra atividade física, é bem-vinda em qualquer idade, mas os movimentos só são treinados na infância.
A atividade deve ser introduzida desde os primeiros meses de vida, estimulando a criança a manipular objetos diversos, engatinhar, agarrar e puxar.
A atividade física na infância, de forma muito direta, não traz nada além de benefícios para a mente e para o corpo. Torna o indivíduo mais saudável, mais disposto e mantém a mente equilibrada.
Aqui no colégio Chevalier, as crianças têm a oportunidade de seguir disciplinas normais em tempo parcial e, no segundo período, praticar atividades extracurriculares, incluindo vários desportos. Venha visitar-nos para os entender melhor.