Você está visualizando atualmente Os desafios do Ensino Remoto

Os desafios do Ensino Remoto

Ao longo do último ano, o Ensino Remoto passou a fazer parte do dia a dia da maioria das escolas brasileiras, seja através de videoaulas, ambientes virtuais ou plataformas de EAD. Essa transição para o ambiente digital trouxe grandes transformações para toda a comunidade escolar.

Professores passaram a ter acesso a ferramentas revolucionárias, que permitem um acompanhamento mais individualizado dos alunos, enquanto os estudantes começaram a ter muito mais protagonismo durante o processo de aprendizagem.

Ainda assim, como toda grande mudança, a transformação digital da educação também apresenta uma série de novos desafios para as escolas. Ao passo que professores, gestores e pais que tiveram de se familiarizar com novas tecnologias, mais autonomia nos estudos passou a ser exigida dos estudantes.

Apesar dos obstáculos enfrentados, professores têm se reinventado todos os dias para levar aos estudantes o conteúdo de forma interativa e interessante. Ao mesmo tempo, novas tecnologias educacionais surgem para ajudar professores a oferecer suporte e apoio aos estudantes remotamente.

Você vai gostar de ler: Qual a diferença entre educação “multidisciplinar” e “interdisciplinar”?

Desafios do Ensino Remoto – Educando a família

Young black girl browsing on a tablet-pc

Muito é falado como os jovens são nativos digitais e como eles têm facilidades de se adaptar a novas tecnologias. Apesar da desenvoltura com smartphones e aplicativos, ainda é necessário que haja acompanhamento da escola e da família para que os jovens utilizem as ferramentas escolares corretamente.

Todavia, algumas famílias ainda encontram desafios do Ensino Remoto em utilizar essas novas tecnologias. Além disso, muitos pais estão trabalhando de casa ou não dispõem do tempo para acompanhar os estudos dos seus filhos.

Assim, é importante pensar formas de manter um diálogo constante com os pais dos estudantes e ajudá-los a refletir sobre esse novo momento. Quando há apoio e suporte da escola, a família se sente mais comprometida a acompanhar os estudos.

Para isso, é indispensável a comunicação de forma clara e com as metodologias e ferramentas que serão utilizadas ao longo do ano e esteja pronta para responder a dúvidas que possam surgir ao longo do caminho.

No Chevalier avaliamos os estudantes no ambiente digital, acompanhando sua participação e engajamento durante as aulas. A realização de exercícios e a participação em atividades como debates e apresentação são uma excelente forma de identificar em tempo real as dificuldades e desafios dos estudantes.