Um dos maiores prazeres de uma criança é brincar na areia, seja na praia, no parquinho ou na caixa de areia infantil. Extremamente sensorial, exerce um poder de atração único. Diante desse fenômeno, brincar na areia é muito importante, pois oferece diversas vantagens para o aprendizado, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Brincar na areia vem de forma natural e espontânea. Vemos como certos brinquedos podem ajudar a desenvolver a criatividade das crianças enquanto brincam na areia.
Estimula todos os sentidos
Brincar na natureza estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a brincadeira: o galho que vira espada, a folha que vira barco… Estudos com alunos mostram que nos espaços verdes escolares as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativamente.
Areia na “primeira infância”
É nos primeiros anos de vida que mais desenvolvemos nossas habilidades sensoriais. Durante os dois primeiros anos, as estruturas cerebrais ainda estão se formando e estímulos de diferentes texturas podem contribuir para esse processo. Ao mesmo tempo, brincar com areia também entretém o bebê pelo prazer e pelo contato com quem brinca com ela, proporcionando um ambiente rico em estímulos.
A sensorialidade é estimulada pelo toque e contato com a textura marcante da areia. Desta forma, para o cérebro do bebê que precisa, este jogo simples é um verdadeiro dilúvio de estímulos. Além disso, todos os seus outros quatro sentidos são privilegiados Afinal, geralmente quando a criança está brincando com a areia, ela está do lado de fora e diferentes visões, cheiros e sons vêm até ela, mostrando a vastidão do nosso planeta.
Conexão com a natureza
Atualmente, brincar na lama também é uma forma de se conectar e conhecer a natureza. Ao brincar e interagir com esse espaço, eles aprendem a entender melhor os processos naturais, entender como a natureza funciona e se reconectar com o ecossistema. Assim, brincar com a lama é, por exemplo, uma grande oportunidade para mostrar, na prática, a mutação dos elementos naturais e observar como se comporta este material, resultado da combinação da água com a terra. Além disso, crianças que passam muito tempo dentro de casa tendem a se distanciar da natureza e, portanto, de sua relevância para o mundo.
Benefícios de brincar na areia
- Desenvolver habilidades científicas e aprender conceitos matemáticos enchendo e esvaziando cubos de tamanhos diferentes, contando, construindo castelos, etc.
- Enriqueça seu vocabulário criando seu próprio universo e jogos simbólicos;
- Maior conexão com a natureza explorando o ambiente com brincadeiras como caça ao tesouro ou fazer figuras;
- Desenvolve habilidades sociais ao se comunicar com outras crianças ou mesmo ao brincar com os pais ou responsáveis;
- Estimulação dos sentidos desenvolvendo habilidades motoras, equilíbrio, realização de múltiplas ações, etc.
- Aprenda novos hábitos de higiene, como lavar roupas e sapatos antes de entrar no carro ou em casa, além de ser responsável pela limpeza dos brinquedos que já usou;
- Desenvolve a criatividade artística e treina a escrita com paus ou pás.
Muitos pais querem manter seus filhos longe do contato com o meio ambiente, acreditando que a sujeira e os vermes podem prejudicar a saúde de seus filhos. Porém, o que eles não sabem é que expor as crianças a brincar na terra de forma controlada as torna mais fortes e saudáveis.
Desta forma, isso acontece porque o contato dos pequenos com os microorganismos presentes na natureza ajuda a desenvolver anticorpos no organismo e melhora sua capacidade de combater germes e bactérias, aumentando assim a resistência das crianças a infecções.
Ademais, isso significa que um pouco de sujeira nesse caso faz muito bem!
Aqui no colégio Chevalier entendemos a importância do contato dos pequenos com a natureza, por isso temos um espaço dedicado para os alunos brincarem com terra e criarem suas próprias plantações. Matricule seu filho no melhor colégio de Campinas – SP.
Entre em contato conosco e saiba mais.