Você está visualizando atualmente Brincadeiras educativas para fazer nas férias com a criançada.

Brincadeiras educativas para fazer nas férias com a criançada.

Com a chegada do final do ano, iniciamos também as férias escolares, e com isso muitos pais ficam se perguntando como entreter seus filhos durante esse período em casa. Por isso, trouxemos neste artigo algumas brincadeiras educativas para te ajudar nestas férias.

1. Brincadeiras educativas – Caça ao Tesouro Sensorial

A já tradicional caça ao tesouro pode ser muito mais divertida de uma forma muito simples: com objetos sensoriais. Primeiro, escolha algumas texturas diferentes, como lisa, áspera, aveludada, macia, mole ou dura. Em seguida, peça para o pequeno correr pela casa e encontrar os objetos com essas características.

Assim você usa o ambiente ao seu redor para brincar e também ensina a observação. Além disso, é possível escolher outras qualidades dos objetos para o jogo, como cores e tamanhos, por exemplo. Para crianças maiores, um cronômetro pode deixar a brincadeira ainda mais emocionante!

2. Brincadeiras educativas – Contação de histórias

Uma dica para aproveitar o tempo em família é contar histórias. Para isso, você pode, por exemplo, escolher o livro preferido do seu pequeno. Outra sugestão é inventar sua própria história juntos!

De qualquer forma, o importante é não ter medo ou vergonha de gesticular, fazer mímica e até cantar. Crie vozes para os diferentes personagens e também use marionetes ou objetos para representá-los. Assim, você encanta a criançada e deixa a brincadeira muito mais envolvente!

3. Brincadeiras educativas – Adivinhação

Pense em um objeto ou animal. Comece dando pistas para os participantes do jogo adivinharem o que é. Um truque é responder sim/não às perguntas: faz barulho? é para comer? Você pode carregá-lo no colo?

Este jogo estimula a imaginação, a linguagem e o raciocínio.

4. Brincadeiras educativas – Caixa sensorial

Essa solução caseira é interessante para o bebê ampliar seu vocabulário aguçando seus sentidos, pode se tornar mais complexa conforme a criança cresce. A atividade consiste em tocar um objeto misterioso para descobrir, por meio do toque, o que é.

Faça dois furos nas laterais de uma caixa de sapato para o pequeno colocar as mãos. Dentro do recipiente, esconda objetos que fazem parte do dia a dia da criança: uma fruta, um brinquedo, um livro, etc. Varie as texturas e tamanhos.

Aproveite para personalizar a caixa sensorial com a criança, colocando tirinhas de revistas, jornais.

5. Brincadeiras educativas – Estatueta

Um jogo legal para desenvolver equilíbrio, atenção e paciência é a “estátua”. Há música para toda a turma dançar.

Quando as crianças estão suficientemente soltas e relaxadas, depois de desfrutarem do seu tempo de lazer, a música pára.

Na ausência de música, os participantes devem parar imediatamente de se mover, permanecendo na mesma posição em que estão, como estátuas.

Vence o jogo a criança que conseguir ficar parada por mais tempo.

6. Pista de Obstáculos

A pista de obstáculos é um jogo que pode ser feito como uma espécie de competição. O adulto que conduz o exercício poderá cronometrar quanto tempo leva para as crianças completarem o percurso.

A sugestão é que seja criada uma pista de obstáculos para as crianças passarem. Os materiais utilizados podem ser pneus, cordas, vassouras e outros itens disponíveis.

Neste jogo, a consciência corporal, a lateralidade, a coordenação, o equilíbrio e a agilidade são aprimorados.