Você está visualizando atualmente Como lidar com a pressão familiar diante dos estudos

Como lidar com a pressão familiar diante dos estudos

Sempre que tomamos a decisão de investir em um projeto, como os estudos, de uma forma ou de outra, também afetamos a vida de quem nos rodeia. Como resultado, eles respondem e interferem – ou tentam – o que estamos fazendo.

Um fator a ter em mente é que aqueles que estão fora da situação nem sempre (ou quase nunca) compreendem completamente a dinâmica interna do processo. Por conta disso, você pode ter uma ideia irreal do que fazemos e dos resultados que obtemos.

A estabilidade emocional tem grande influência na aprovação em um exame de final de semestre, por exemplo. É tão relevante quanto uma rotina educacional disciplinada. No entanto, a saúde psicológica é frequentemente afetada pelo estresse, e estresse familiar durante a escola é exacerbado em adolescentes.

É normal durante a fase escolar o aluno se deparar com situações em que se sentirá subestimado ou pressionado com grande responsabilidade, a qual acredita não conseguir lidar.

estudos

Como as famílias podem atrapalhar os estudos

Quando surge a pressão familiar durante o processo educativo, os alunos podem encontrar-se em situações de difícil resolução. O que se espera neste momento é justamente o apoio e incentivo dos mais próximos.

No entanto, as famílias muitas vezes podem comprometer sua produtividade, até mesmo o tempo destinado para o aprendizado.

O primeiro passo para edificar um bom consenso é ter uma conversa aberta pedindo compreensão e paciência. Consequentemente, você deve elucidar que estudar para esse tipo de avaliação não é fácil e exige dedicação para alcançar bons resultados.

Não relembre conflitos

Lembrar de controvérsias e “fofocas” são atitudes que só vão aumentar o estresse e o desequilíbrio entre vocês. Ver os comentários negativos da família como um misto de nostalgia e insegurança pode ser a melhor opção para evitar brigas e ficar em paz, para continuar com seu plano de estudos.

Tenha em mente que a pressão da família nos estudos é um anseio de que tudo volte a ser “normal”. Isso ocorre porque o compromisso com o aprendizado leva tempo e é por isso que, muitas vezes, você deixa de fazer outras coisas além dos estudos, como compartilhar momentos com sua família.

Infelizmente, muitas vezes são ouvidos alguns pedidos como “Mas você não trabalha, você só estuda” e “Você quer estudar no sábado?”.” e “Deveria estar estudando!”. Esta pode ser a única maneira de mostrar que se importam, porque eles podem não ter a menor ideia da sua rotina diária. É o que vamos discutir a seguir.

estudos

Defina a distância entre você e os outros

É preciso estabelecer limites para quem mora em família ou mora com os pais e outros membros da família. Você precisa de tempo para suas atividades pessoais – estudar, descansar e descansar. Consequentemente, você precisa priorizar determinadas tarefas em determinados momentos.

Comunique seus familiares saber que o tempo passarão juntos não será longo, mas existirá. A dica, nesta fase, é sair do ambiente onde há pressão.

Mostre seu planejamento de estudos

Parte da pressão familiar nos seus estudos pode ser evitada contando à família sobre sua rotina e objetivos. Pode haver muitas queixas, como a falta de conhecimento sobre as horas de descanso, metas diárias de estudo e o curso que você deseja.

Quê pais não querem que seus filhos desfrutam de estabilidade financeira e emocional? É essencial demonstrar como todos os seus esforços atuais se traduzirão em benefícios no futuro próximo.

Concentre-se em seus objetivos

A disciplina é importante para quem quer passar no vestibular ou obter uma boa pontuação no Enem. Sendo assim, foque em seus objetivos e onde você quer chegar. Isso irá motivá-lo a manter a rotina dos estudos.

É recomendável que você fale sobre seus objetivos e informe aos membros da família o que você está planejando.

Reservar um tempo para sua família é essencial!

O tempo em família também é importante. Ele ajuda a aliviar a tensão dos estudos. Por isso, não deixe de conversar com pessoas que são importantes para você e com quem você se sente à vontade, para conversar sobre sua rotina.

Esse tempo é de grande importância tanto para fortalecer os vínculos e manter a saúde mental e emocional em dia.

Mesmo que haja pressão da família sobre sua rotina de estudos, é fundamental ter paciência e comunicar seus parentes sobre os efeitos de certas interferências em seu desempenho e como eles podem ajudá-lo. Manter o equilíbrio emocional nesta fase é uma ajuda importante para superar desafios e dar o seu melhor.