Você está visualizando atualmente Atividades culturais e esportivas ajudam no aprendizado?
Group of children sitting at a table with markers, crayons and colored cardboard.

Atividades culturais e esportivas ajudam no aprendizado?

As atividades culturais e esportivas têm diversos benefícios e finalidades, principalmente o aprendizado e desenvolvimento da criança e do adolescente.

Já iniciamos respondendo à pergunta em questão, porém agora iremos explicar como atuam e quais seus efeitos.

O que precisamos entender sobre atividades culturais e esportivas?

Após o período de aula, mesmo com as tarefas de casa, as crianças e adolescentes costumam gastar tempo com jogos e televisão, coisas que apesar de interessantes são apenas passatempo. Já as atividades extraclasse podem ser diversas e cada uma tem sua função e finalidade, além de causarem efeitos diferentes.

Atividades como futebol, desenvolvem a habilidade de trabalho em equipe e constância. Além disso, estimula a competitividade. Já aulas de natação, por exemplo, ajudam no desenvolvimento da parte motora.

Essas atividades culturais e esportivas precisam complementar os conteúdos teóricos de sala de aula e proporcionar um conhecimento prático.

Como escolher uma atividade?

Todo ser humano é único, tem seus dons, talentos e interesses, então na hora de escolher uma das atividades culturais e esportivas, deve se levar essas coisas em consideração.

Outra coisa que é essencial se lembrar é de como essas atividades se tornarão qualificações na vida pessoal e profissional da criança e do adolescente, deixando de ser só uma atividade.

Podemos pensar em diversas áreas, como:

Arte, que pode ser dança, como ballet e jazz, ou música seja cantando ou tocando um instrumento e até mesmo teatro. Essas atividades despertam e exercitam a parte criativa e o senso crítico da criança.

O esporte, seja ele qual for, é de grande contribuição para a saúde, além da resistência, capacidade física e equilíbrio. Podemos pensar em futebol e natação, como já citamos acima, mas também em vôlei, corrida e atletismo.

Outra atividade que deve ser muito bem considerada e pode-se dizer que seja até essencial é um novo idioma.

Quanto mais cedo jovem de iniciar o aprendizado de uma nova língua, mais fácil é de se aprender e não se trata apenas de um idioma, mas sim de conhecer um novo povo, uma nova cultura, costumes, climas e muito mais.

E essa é com certeza a atividade que mais abre portas futuras para a vida profissional e dos estudantes.

Por fim, podemos pensar nos jogos de raciocínio, como clube de xadrez e robótica, que auxiliam no desenvolvimento de raciocínio lógico e na capacidade de decisões.

Quais os cuidados que precisam ser tomados?

Uma coisa que é muito importante de se atentar é a rotina da criança com os estudos e as atividades culturais e esportivas. Dessa forma, elas precisam agregar e jamais sobrecarregar.

Nesse sentido, de nada adianta a criança obter grandes resultados nas atividades e baixo rendimento escolar. Sem mencionar, claro, o tempo para descanso.

Quando for escolher uma atividade é essencial levar em consideração também a rotina da criança e da família, para garantir que tudo se concilie.

Como resultado, o senso de responsabilidade vai ser desenvolvido e será essencial para a criança se organizar, junto com a família, entre estudos, atividades e descanso.

E agora que você já conhece os benefícios das atividades culturais e esportivas, pode contar com a estrutura do Colégio Chevalier para escolher a atividade de preferência e aproveitar dessa opção divertida e educativa para o seu filho.

Escrito por: Eagence Marketing