Melhor desempenho e organização do tempo são alguns dos benefícios proporcionados pelo ensino integral.
O termo “educação integral” muitas vezes leva a pensar quanto tempo os alunos permanecem na escola. No entanto, significa mais do que isso. O tempo integral ajuda a prolongar o tempo em grupos de estudo e depois das aulas, o que significa que durante meio dia, os alunos estudam matérias essenciais do currículo, como português e matemática, e o restante é usado para atividades extracurriculares, como inglês, artes ou esporte.
A princípio, o objetivo da proposta é reorganizar os espaços de aprendizagem, para incluir no programa de atividades que contribuam para o desenvolvimento intelectual, físico, cultural e social dos alunos.
Objetivo do ensino integral
O objetivo da instituição é proporcionar o desenvolvimento integral do aluno.
O conceito de educação integral vai além do simples fato de passar mais horas na escola. Também faz parte dessa proposta garantir ambientes, cursos e atividades que promovam o desenvolvimento cultural, intelectual, físico e social dos alunos.
Antes de tudo, de acordo com a base do Programa Nacional Geral Extracurricular (BNCC), a educação integral visa a formação e o desenvolvimento integral dos alunos no processo de educação básica.
Benefícios do ensino integral
1. Melhores resultados de aprendizagem dos alunos
Primordialmente, com momentos de aprendizagem mais livres, os alunos tornam-se mais responsáveis e independentes, além de ter especialistas disponíveis para responder perguntas sobre uma matéria ou alguma questão de exercício.
2. Pais despreocupados
Acima de tudo, os pais que trabalham fora e não precisam se preocupar em providenciar meios para que os filhos frequentem atividades extracurriculares. Os participam das atividades e recebem instrução especializada em um só lugar.
3. Atividades Extracurriculares
Com uma educação em tempo integral, os estudantes têm acesso a uma variedade maior de atividades a fim de garantir uma educação mais completa. Essas atividades extracurriculares agregam conhecimento, aprimoram habilidades e mantêm os alunos motivados.
O desenvolvimento de uma criança torna-se não apenas em direção à evolução intelectual, mas também em direção à evolução física, cultural, social e emocional.
4. Ajuda a criar identidade e autonomia
Sobretudo, ao promover a interação social, as escolas integradas contribuem (e muito!) para a construção da identidade e autonomia das crianças.
Além disso, a interação com outros colegas de trabalho desde cedo pode estimular o autoconhecimento, começando pelos nomes, características físicas, formas de pensar e agir. Bem como, conhecer a si mesmo significa compreender os próprios desejos e gostos, bem como certas habilidades.
Nota-se que a criança constrói a sua própria identidade a partir das pessoas com quem convive e estabelece as suas primeiras ligações. Daí a importância de mantê-la ao longo do dia com profissionais qualificados, capazes de contribuir para a criação dessa identidade.
Vale ressaltar que a família é o primeiro canal de socialização das crianças pequenas, e a escola segue logo depois. Por isso, os pais também devem buscar interação com os filhos sempre que possível.
5. Rotina segura
O atendimento em tempo integral é uma opção para os pais que passam a maior parte do dia fora de casa. Como as crianças ficarão na escola por sete horas, os familiares não terão que se preocupar com o conforto e segurança das crianças, já que as refeições e até mesmo os intervalos geralmente são fornecidos pela instituição.
6. Antenados às tendências da educação moderna
A educação integrada é uma tendência da educação moderna presente em países do primeiro mundo, como Coréia do Sul, Japão, Estados Unidos, Irlanda e Finlândia.
Nesses países, os alunos costumam passar até nove horas por dia na escola. Levando em conta que, na educação tradicional brasileira, os jovens estudam apenas cinco horas por dia, fica claro de que forma a educação integral pode afetar o desempenho do estudante.
Resumindo, o ensino integral traz inúmeros em benefícios para o desenvolvimento educacional e pessoal de crianças e adolescentes.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais a respeito desse modelo de educação, entre em contato conosco.