Você está visualizando atualmente Escrever?

Escrever?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Sim! Sempre.

A escrita é uma das conquistas da humanidade. Registrar memórias, histórias acontecidas ou inventadas, versos e canções é deixar uma marca no mundo.

Pode-se eventualmente questionar se ainda é tão importante escrever! Afinal, o mundo anda tão “pronto” de ideias e opiniões. Mas a escrita tem, sim, seu papel fundamental na vida daqueles que dela podem desfrutar diretamente. Há, contudo, que se lembrar daqueles que lhe são alheios – infelizmente por não terem tido acesso a esse bem imaterial.

Escrever alcança as funções mais práticas da vida, como também as mais poéticas. Uns preferem se dedicar a relatórios e a formulários. Outros, no entanto, escolhem poemas e narrativas.

A grande questão é que escrever mobiliza em nós um conjunto de habilidades que abrem o olhar para horizontes a serem vislumbrados.

Pensar naquilo que irá para o papel ou para o arquivo aberto no computador. Selecionar as palavras num traçado de letras e sons. Costurar com as ideias. Mobilizar os conhecimentos gramaticais. Pensar em quem vai ler. Considerar em que meio será veiculado o texto. 

É…não é tão simples ou rápido assim (em certas situações), mas também não tão difícil e demorado quanto possa parecer. Todas essas etapas não são necessariamente degraus a serem subidos. São praticamente simultâneas.

E, com o tempo, com a prática, vai-se percebendo que escrever pode ser uma tarefa (mais) tranquila e prazerosa. E, sem dúvida, uma ação importante para o nosso estar no mundo. 

Prunella M. B. Moraes

Professora de Redação