Você está visualizando atualmente Um suspiro em meio ao caos

Um suspiro em meio ao caos

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Felipe Fiquetti Silveira

Professor de Ciências e Biologia

Vivemos em um período muito delicado, as incertezas pairam sobre nossas cabeças, o risco e o medo de se expor ao vírus, aumenta a cada dia. A pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, vem produzindo repercussões em escala global em todos os setores, gerando impactos sociais, econômicos, políticos, culturais, históricos e ambientais sem precedentes na história das pandemias. Mas, apesar de todas as instabilidades a mãe natureza se demonstra persistente meio ao nosso estilo de vida não tão favorável a ela. 

Desde as diversas implantações propostas pela Organização Mundial da Saúde, como por exemplo, o isolamento social, muitas mudanças positivas podem ser observadas do ponto de vista ecológico. Pode se dizer que, a queda na cadeia produtiva trazida pela pandemia fez regredir rapidamente os impactos gerados pela poluição do ar, da água e do solo consequentemente desacelerou as emissões levando a uma queda na concentração de dióxido de carbono, gerando um aumento na qualidade de vida nas cidades e no campo.

É uma demonstração clara de que a mudança nos hábitos de consumo, a redução no uso de combustíveis fósseis e uma nova dinâmica na produção de bens de consumos e serviços, pode produzir resultados positivos para a humanidade e principalmente para o meio ambiente.

No entanto, existe outro lado a ser avaliado diante desta situação, segundo dados da Agência Brasil, o fato das pessoas permanecerem mais tempo em suas residências deve aumentar o consuia fmo de energia elétrica e água no período em que estiverem em quarentena.

Por fim, este é um momento muito oportuno para reavaliarmos nossas atividades e atitudes, devemos pensar que vivemos em uma sociedade totalmente dependente dos recursos naturais e essenciais para a nossa sobrevivência.

Fonte: Venngage