Você está visualizando atualmente Tem como fazer crianças aprenderem mais rápido?

Tem como fazer crianças aprenderem mais rápido?

No artigo abaixo, vamos explicar 3 formas de ensinar crianças aprenderem mais rápido.

3 DICAS PARA CRIANÇA APRENDER MAIS RÁPIDO

1 – Pratique com leitura de padrões

As crianças aprendem muito por imitação, especialmente quando são pequenas. Portanto, uma boa estratégia para melhorar sua fluência de leitura é ler textos como exemplos. O ideal é escolher textos com muitos sinais de pontuação e diálogos, para fazer muitas pausas e inflexões na voz. Em seguida, peça-lhes que imitem sua leitura para praticar essas habilidades.

2 – Confira as leituras com um cronômetro

Uma estratégia para ajudar as crianças a ler mais rápido é pedir que elas leiam um texto em um determinado período de tempo, cometendo o mínimo de erros possível. Observe onde as crianças param ou interrompem a fluência e faça com que repitam a leitura até conseguirem ler o texto sem cometer erros.

Se houver palavras que eles não conseguem pronunciar, peça-lhes que as repitam várias vezes e incentive-os a pesquisar seus significados. Quando eles tiverem superado seus erros, peça-lhes que releiam o texto com o cronômetro funcionando até que possam lê-lo fluentemente dentro de um determinado período de tempo.

3 – Organize sessões de leitura em voz alta

As sessões de leitura são uma excelente estratégia para treinar as crianças a ler e melhorar sua fluência. Nesses casos, você pode pedir que leiam um texto em voz alta. Porém, para torná-lo mais divertido, você pode fazer uma sessão de leitura onde todos leem um pequeno fragmento do texto ou onde todos leem ao mesmo tempo, método conhecido como leitura coral.

Desta forma, as crianças serão “obrigadas” a seguir o restante da leitura, o que as estimulará a ler com mais rapidez e fluência.

Existem diferentes fatores que determinarão a fluência e o nível de compreensão de leitura de cada criança:

1. As características de cada criança: idade, personalidade, áreas de interesse: Devemos valorizar, estimular e aproveitar ao máximo as habilidades de nossos filhos, seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, oferecer-lhes um material de leitura adequado e cativante para eles. . Tente fazer com que seus filhos leiam um pouco a cada dia. Assim, eles criarão o hábito da leitura.

2. O método de ensino: É fundamental que o método de ensino da leitura utilizado a todo momento seja prazeroso, estimulante e motivador para a criança e para quem ensina.

3. O ambiente doméstico e escolar: Geralmente, crianças acostumadas a ouvir histórias de seus pais desde cedo, ou que pertencem a famílias que gostam de ler, como pais e irmãos que leem com frequência, podem se tornar melhores leitores. É bom que eles vejam como seus pais e irmãos se divertem lendo e, além disso, comentam o que lêem.

O uso excessivo de televisão ou videogame pode influenciar negativamente na leitura, pois sobra pouco tempo para ler e porque você acaba recebendo passivamente as informações que saem de uma tela e é mais confortável do que ler. Acabam se tornando crianças conformistas.

Entre em contato conosco para saber mais.